Olá, neste artigo apresento uma dica de Power BI que precisei resolver no meu trabalho.
Problema: Em um gráfico de barras, havia categorias no Eixo X, mas uma dessas categorias não estava preenchida, ou seja, estava em branco. Por solicitação da gestão, eu precisava deixar a categoria “BLANK” em primeiro lugar na ordenação do gráfico de barras. No entanto, apenas ordenar de A a Z ou utilizar a medida de valor não seria suficiente. Uma forma mais robusta seria fixar essa categoria e deixar livre na medida DAX para definir quais categorias devem aparecer em primeiro na classificação.
Objetivo: Colocar a categoria “Blank” em primeiro lugar na ordem das colunas.
Na segunda parte do artigo, vamos dar um plus nesse visual. Iremos demonstrar que podemos selecionar uma categoria específica conforme a necessidade do negócio. Neste exemplo, iremos colocar a categoria “Eletrônicos” na primeira posição do visual e colorir para destacá-la das outras colunas.
Bom, vamos aprender como fazer isso!
A base que utilizaremos é bem simples, apenas para fins didáticos, mas você pode adaptá-la para o seu modelo.
Teremos uma medida de contagem única de ID
Nesta etapa, vamos construir a medida DAX para o Rank das categorias:
A medida Rank atribui uma posição (ranking) para cada categoria, ordenando-as com base na medida [distinct]. Além disso, ela trata categorias vazias (“”) de forma especial, atribuindo a elas o valor 1 no ranking.
Como Funciona:
- Verificação de Categoria Vazia:
SELECTEDVALUE('sample-data'[categoria]) = ""
: Verifica se a categoria atual é vazia.- Se for vazia, retorna 1 (ou seja, a categoria vazia sempre terá o ranking 1).
- Ranking das Categorias Não Vazias:
- Se a categoria não for vazia, a função RANK é usada para calcular a posição da categoria.
- DENSE: Garante que o ranking seja sequencial, sem pular números em caso de empates.
FILTER(ALLSELECTED('sample-data'[categoria]), [categoria] <> "")
: Remove as categorias vazias da lista de categorias consideradas para o ranking.ORDERBY([distinct], DESC)
: Ordena as categorias com base na coluna [distinct] em ordem decrescente.+ 1
: Adiciona 1 ao ranking para evitar conflito com a categoria vazia (que já tem o valor 1).
Agora, com a medida criada, o pulo do gato é usá-la como um tooltip, assim ela vai aparecer na classificação do gráfico e podemos selecioná-la para ordenar.
Pronto! Como podemos ver, o objetivo que queríamos foi atingido: a categoria “Blank” aparece em primeiro lugar no gráfico de barras, e as demais categorias permanecem em sua ordenação de forma decrescente e independente.
Como prometido, vamos colorir condicionalmente a primeira categoria do nosso visual. Para diversificar um pouco, vamos considerar a categoria “Eletrônicos” para ser a primeira colocada da visualização. Para isso, necessitamos fazer um incremento na medida, apenas adicionando em forma de string a categoria que desejo e também os códigos Hexadecimais das cores desejadas.
Feita a medida vamos adicioná-la de forma condicional
Pronto! Temos as categorias apresentadas conforme necessidade do seu problema
Neste artigo, exploramos uma solução prática para ordenar e destacar categorias em gráficos de barras no Power BI. Aprendemos como fixar a categoria “Blank” em primeiro lugar e como personalizar a ordenação e a cor de categorias específicas, como “Eletrônicos”, para atender às necessidades do negócio. Com essas dicas, você pode tornar seus relatórios mais eficientes e visualmente atraentes. Experimente essas técnicas em seus próprios projetos e veja como elas podem melhorar a clareza e a eficácia das suas visualizações de dados.