Dashboard RH

Olá, seja muito bem-vindo!

Neste post, iremos entender as etapas do processo da criação do Dashboard, e sua importância como métrica para os gestores e colaboradores da área de Recursos Humanos avaliarem a rotatividade de entradas e saídas do quadro de funcionários para auxílio em levantamentos de hipóteses para identificar possíveis problemas.

Este fenômeno possui um nome de Turnover- Rotatividade Pessoal, esta importante métrica é calculada da seguinte forma:

imagem da fórmula da taxa de turnover

Antes de sairmos às contas, vamos entender o que esse índice pode nos informar, para uma empresa é melhor que consiga reter um funcionário por mais tempo, pois o custo é menor em relação à contratar um novo, através do Turnover podemos identificar o ambiente organizacional da empresa e as condições de trabalho oferecidas aos seus funcionários, por exemplo, uma empresa que possui baixo Turnover, quer dizer que lá pode ser que tenha mais benefícios aos funcionários e um plano de carreira interessante para o desenvolvimento pessoal, em contrapartida, as empresas com alto índice de rotatividade pode ter um ambiente estressante e com pouco desenvolvimento ofertado aos funcionários, que acabam desmotivados na organização.

Vamos para um exemplo prático de cálculo de Turnover:

A empresa House Connect possui 100 funcionários, contratou 18 funcionários e demitiu 6, qual será o Turnover da House Connect?

Vamos às variáveis do problema:

a -> Admissão = 18

d -> Demissão = 6

x -> Total de Funcionários = 100

Turnover =( ( ( a + b ) / 2 ) / x ) * 100

= (((18 + 6)/2)/100) = 0,12 * 100 = 12%

Apenas para melhor compreensão deste número, a taxa média de Turnover nos EUA é de 3,6 ao mês e cerca de 44,3% ao ano (Dados de 2020 do U.S. Bureau of Labor). Vale ressaltar que, as empresas possuem problemas diferentes e ramos de negócios diferentes, por exemplo, uma empresa de Call Center não pode ser analisada no Turnover com a mesma equiparação de uma empresa Financeira, o alto índice de rotatividade no Call Center está intrínseco ao modelo de negócio. O que deve ser feito é avaliar quando o Turnover alcança números expressivos, gerando perdas para o negócio da empresa, por este motivo cada ramo deve ser levado em consideração suas peculiaridades.

Os principais influenciadores de um Alto Turnover:

  • Falta de um projeto de carreira
  • Incompatibilidade de cargos e funções
  • Falta de flexibilidade
  • Local de trabalho muito distante
  • Liderança ruim
  • Ambiente corporativo hostil
  • Sobrecarga de tarefas

Se você é um gestor, atente-se aos pontos citados acima para ter uma equipe mais satisfeita e feliz com sua liderança e trabalho, assim aumentado seu nível de satisfação e produtividade para a empresa, e além de diminuir a taxa de Turnover da Organização.

Abaixo deixo o Link do Dashboard feito na ferramenta Power BI e a documentação das medidas, tabelas e colunas consideradas para produção deste relatório para avaliação da métrica Turnover.

Perceba que na empresa exemplificada abaixo, ela conseguiu reduzir consideravelmente seu Turnover ao passar dos anos, em 2015 a taxa de 24% para 10% em 2019.

Conclusão

De fato essa métrica é muito utilizada e importante para avaliação da saúde de rotatividade dentro das empresas, claro que há várias variáveis a serem consideradas no cálculo, e a definição de Turnover tem mais características e abordagens, em breve, trarei um novo relatório Power BI e artigo sobre as especificidades do Turnover, como Voluntário, Involuntário, Funcional, Disfuncional, Inevitável e Evitável.

Nos vemos numa próxima!

Links úteis

Link do Relatório Power BI- Dashboard RH

https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiODNjZTg2YWMtZDMwZC00YzRlLWE4MzUtNmM4ZjE4Y2E3YmRiIiwidCI6IjdmYTU1YjcyLWY5Y2UtNGQ4My04NGE1LTc5MjQ0Njg5MDNlYiJ9&pageName=ReportSection077858760a2cdfa02a9c

Documentação do Dashboard- Power BI Helper

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *